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Palestrantes


Apresentamos com grande entusiasmo o nosso oitavo palestrante,trata-se de :



Professora Barbara Coelho Neves



Barbara é docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda em Educação (UFBA), possui mestrado em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA), com pesquisa sobre abordagem cognitiva da inclusão digital em 10 cidades da Bahia. Graduada em Biblioteconomia e Documentação (ICI-UFBA), possuindo especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada (NPGA-UFBA). Ministra disciplinas TIC aplicadas à Biblioteconomia, Gestão da Informação e Políticas de Informação. Coordena o O Laboratório de Tecnologias Informacionais - LTI do Departamento de Ciência da Informação (DCI), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA1), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desenvolve atividades ligadas ao apoio à pesquisa, atuando principalmente nos temas: Sociedade da Informação, tecnologias e sociedade com foco na relação: Inclusão Digital; Mediação e Cognição. Em 2010 recebeu o Prêmio Nacional Ações Inovadoras. Escreve para a Coluna Tecnologia & Informação do Jornal Bahia Diário e para a coluna Planeta Digital do Observatório da Imprensa. Blog Acadêmico: http://inclusaoecognicao.wordpress.com/ 




Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia
Regina Céli
Bibliotecária, gerente de Conhecimento e de Informações de
Machado Meyer Advogados
Formada em Biblioteconomia, pela Pontifícia Universidade
Católica de Campinas/SP;
Bacharel em Direito, pela Universidade Paulista;
MBA em Gestão Empresarial, pelo Instituto Trevisan;
Curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior,
pela PUCC;
Vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, 2009-
2012;
Presidente do CRB-8/SP em três gestões (1997-2000, 2001-
2003, 2007-2008);
Presidente da Associação Paulista de Bibliotecários (1990-1992);
Diretora do Sindicato dos Bibliotecários do Estado de São
Paulo(1985-1987);
Presidente da Comissão Brasileira de Informação e
Documentação Jurídica;
Coordenadora do Grupo de Informação e Documentação
Jurídica;
Organizadora de diversos eventos e palestras na área de biblioteconomia.


Apresentamos com grande entusiasmo o nosso sétimo palestrante,trata-se de :

Professora Dr.Virginia Bentes Pinto
      Pesquisadora de Produtividade-PQ-CNPq. Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sciences de l'Information et de la Communication- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire d'analyse cognitive de l'information (LANCI). Université du Quebec à Montreal-Dept. (2006). Estágio Pós- Doutoral no Instituto de Linguistica Aplicada (IULA ) da Universidad Pompeu Fabra- Barcelona e Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano- Universidad de Deusto-Pais Basco (2013). Professora Associada III da Universidade Federal do Ceará-UFC e Coordenadora do DINTER/UNESP/UFC. Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação- UNESP-CI-Marilia/UFC-DCINF. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Estadudal Paulista Julio de Mesquita Filho e Universidade Federal da Paraiba. Pesquisadora -CNPq. Especialização em Informação Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Aperfeiçoamento em Informação Agrícola -CENAGRI (1982). Áreas de interesse: Tratamento Cognitivo da Informação, Representação Indexal de textos verbais e não-verbais (imagens, sons), Representação do Conhecimento, Tecnologia da Informação, Informação para a Saúde, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Ontologias, Bibliometria, Linguagem Natural e Controlada, Epistemologia da Ciência, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Biblioterapia, Gestão da Informação e do Conhecimento. Membro da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Ceará. Conjuntamente com a Profa. Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER-CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Estado do Ceará. Tem livros e artigos publicados no campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, atuando em bibliotecas universitárias, públicas, escolares e especializadas


retirado do curriculo lattes : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4780251P8 Apresentamos com grande entusiasmo o nosso sexto palestrante,trata-se


Marco Junio de Faria Godinho Linha de Pesquisa: Tecnologia e  Inovação





Capacitações:

Empreendimentos de Base Tecnológica
Conselho de Reitores da Europa / MCT-CNPq / SEBRAE

Palestrante em eventos nacionais e internacionais

Com passagens marcantes e heterodoxas tanto no setor publico quanto no setor privado; inclusive no terceiro setor; e na academia, dedicando-se a conexão da Tríplice Hélice no Espírito Santo ao longo das ultimas três décadas, trabalha estimulando a convergência entre os setores públicos, privados e acadêmicos, com base no compartilhamento da visão estratégica dos rumos e da possível atuação integrada sobre o território, considerando sua sustentabilidade, a qualidade da vida futura e presente, onde o conhecimento, sobretudo o conhecimento técnico e cientifico na educação contínua; formal e informal; o empreendedorismo inovador; amplo senso; aliados ao conhecimento do ambiente territorial e a gestão ambiental, que são e continuarão a ser, crucialmente relevantes. Não só a gestão, mas também a disponibilização e a divulgação do conhecimento e das informações em vários canais, cumpriram e cumprem um papel central em todos os caminhos dessa trajetória, especialmente quando entra em cena o fomento e o apoio à inovação nas suas nuances mais contemporâneas.

No terceiro setor foi co-fundador e dirigente de ONGs com destaque para a Associação Mineira de Defesa do Ambiente – AMDA em Belo Horizonte e para a Associação Astronômica Galileu Galilei - AAGG em Vitória, cuja atuação levou a implantação do Observatório Astronômico e do Planetário na Universidade Federal do Espírito Santo. Nacionalmente atua ativamente na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC; movimento pró parques tecnológicos e incubadoras, encerrando seu terceiro mandato como Presidente do Conselho Fiscal da entidade em 31 de dezembro de 2013. Já com a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC vem trabalhando para estabelecer uma comunidade de prática no território capixaba. Até 2012 prestou assessoria e consultoria especializada pró-bono ao Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia & Inovação.

No setor privado destacam-se as transferências e implantação de novas tecnologias, no campo dos negócios educacionais, de mercadorias vivas (peixes ornamentais) e na prospecção, articulação e mediação para a criação e fusão de empresas de TICs.  Captou recursos nacionais e internacionais, especialmente com a União Européia; e assessorou empreendedores locais na articulação e na modelagem de negócios. Dentre outros resultados, a aquisição pela VALE de tecnologias da FOTON LTDA; uma spin off do Observatório Astronômico; que uma vez interiorizadas na mineradora geraram outro spin off, a HIPARC, empresa atuante no mercado com tecnologias avançadas de cartografia digital, aerofotogrametria e imageamento territorial de precisão. Possibilitaram também o Projeto T@LEMED, embrião da rede universitária brasileira de tele-medicina, a criação da empresa Vista-Aérea em Minas Gerais, e ainda projetos como o Centro Tecnológico de Computação Gráfica – CTGRAPHICS e o Centro de Excelência em Tecnologias 3D – CE3D no Espírito Santo. Foi o primeiro Diretor Executivo da Empresa Parque Tecnológico S/A e um dos proponentes da TECVITÓRIA, a bem sucedida Incubadora de Base Tecnológica gerando empresas, empregos e renda até hoje. Foi membro do Conselho de Administração e Presidente do Conselho Fiscal da incubadora. Lá ainda atua como analista de negócios e consultor ad hoc.

Completa em 2014 três mandatos como membro dos CONSATs da Federação das Indústrias do Espírito Santo – FINDES, com assento no Conselho de Política Industrial e Tecnológica da entidade. Articulou missões empresariais e institucionais para a China e liderou delegações na França, na Alemanha e nos Paises do MERCOSUL.

No Poder Executivo e no Poder Legislativo, estadual e municipal capixabas, exerceu funções relevantes ao implantar políticas publicas e projetos de Ciência & Tecnologia, ultimamente dedicando-se ao suporte, fomento e apoio a Inovação. Na Companhia de Desenvolvimento de Vitória S/A, empresa controlada pelo Município, exerceu sua mais recente função, como Diretor de C, T & I da organização até outubro de 2013. Iniciou suas atividades no setor público como o Secretário Executivo responsável pela implantação do pioneiro Sistema Municipal de C & T de Vitória, constituído pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – CMCT e do seu respectivo Fundo de Apoio a C & T – FACITEC, em 1991. Consultor interno da Assembléia Estadual Constituinte, atuou na elaboração do Artigo 197 da Carta Estadual, criando o Sistema Estadual de C & T. Implantou na Câmara Municipal o Núcleo de Documentação e Informação – NDI CMV sendo o seu primeiro Diretor.

No cargo de Coordenador Estadual de C & T da então Secretaria de Estado do Planejamento – SEPLAE, conectou o Estado com a Internet no backbone da Rede Nacional de Pesquisa – RNP, implantando o Ponto Operacional de Presença – POP com apoio federal e na parceria com os setores privados e acadêmicos. Na mesma época reativou o Conselho Estadual de C & T – CONCITEC e captou os primeiros recursos para capitalizar o Fundo Estadual de Apoio a C & T – FUNCITEC. Foi Assessor de Projetos Especiais do Departamento Estadual de Cultura – DEC e assessorou o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – BANDES. Atuou nos Conselhos Estadual e Municipal do Meio Ambiente; membro pleno; bem como nos Conselhos de Administração da Empresa Estadual de Processamento de Dados – PRODEST, da Rede de Radio e Televisão – RTV ES e da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial – SUPPIN.       

Com trabalhos publicados nacional e internacionalmente, proferiu palestras e realizou apresentações no Brasil e no exterior. As mais recentes ocorreram no Fórum Estadual de Gestão e Proteção do Conhecimento para o Setor Público no ES em 31/10/13, onde abriu o evento falando sobre “Importância da Tecnologia e da Inovação”. Em 14/03/14, no Simpósio Nacional Pesquisa de Incêndio, igualmente com a conferencia “Curiosidade, conhecimento, solidariedade e atitude: um caminho para a inovação”, abrindo o simpósio promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, com o Instituto Federal do Espírito Santo e com a SBGC. Liderou a Oficina de Qualificação Básica para a Inovação endereçada ao corpo técnico e gerencial da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho – SECTTI e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo – FAPES, no mês de julho próximo passado.



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Apresentamos com grande entusiasmo o nosso sexto palestrante,trata-se Regina Beluzzo. Linha de pesquisa: Competência em informação, bibliotecas universitárias, gestão da informação, sociedade do conhecimento.







Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília, integrante da Linha de Pesquisa " Gestão, Mediação e Uso da Informação" e do Programa de Pós-Graduação em TV Digital: Informação e conhecimento (UNESP-Bauru), integrante da Linha de Pesquisa " Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital".Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade Em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, bibliotecas universitárias, gestão da informação, sociedade do conhecimento. (Texto informado pelo autor)


CURRÍCULO LATTES : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4793548Z8#ProdutosPI


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Apresentamos com grande entusiasmo o nosso Quinto palestrante,trata-se Rafael Marinho. Linha de pesquisa: Arquitetura da Informação e UX




Rafael é aluno especial no doutorado em Ciência da Informação (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (Bolsista CAPES), com a pesquisa sobre Arquitetura de informação e experiência do usuário no Portal de Periódicos CAPES. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia. Ministra disciplinas Tecnologia da informação arquivística, Redes e sistemas de informação, gerencia da informação do Departamento de Documentação e Informação (DDI) no Instituto de Ciência da Informação (ICI-UFBA) Desenvolve atividades ligadas ao apoio à pesquisa, atuando principalmente nos temas: Sistemas de informação, arquitetura de informação e usabilidade, experiência do usuário, tecnologia da informação, gestão da informação e do conhecimento Atua como Board Member da Interaction Design Association (IxDA Salvador). Escreve para a Coluna de Usabilidade, Arquitetura de Informação e User Experience do UOL Webinsider. Possui Iniciação Científica em Ciencia da Informação pelo Grupo Interisntitucional em Processos Semióticos e de Design (GIPSD-ICI) e bolsista PIBIC. (Texto informado pelo autor)

CURRÍCULO LATTES : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4260010T6



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Apresentamos com grande entusiasmo o nosso Quarto palestrante,trata-se Marcos Galindo. Linha de pesquisa: Tecnologia x Memória.





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Apresentamos com grande entusiasmo o nosso Terceiro palestrante,trata-se do Prof.Me.Charlley dos Santos Luz, especialista em projetos de ambientes digitais.





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Apresentamos com grande entusiasmo a nossa segunda palestrante, trata-se da Prof. Ma.Todeska Badke ,Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações com mais de trinta anos de atuação profissional.


Maiores informações, favor acessar ao Linkedin: 




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Vimos apresentar com grande entusiasmo o nosso primeiro palestrante, trata-se do Prof. Dr. Fernando Modesto, um dos maiores, senão a maior autoridade no pais sobre o tema: RDA. 



Maiores informações, favor acessar ao lattes: http://lattes.cnpq.br/1070631453914536




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